Viagem ao Brasil

Nesta galeria de imagens você acompanha um pouco da jornada de nosso autor, iniciada em julho de 1951 e encerrada em novembro do mesmo ano.

Foram percorridos diversos estados de nosso país e vários temas foram abordados, temas os quais adequava ao público que o ouvia. Nas agremiações espíritas, os assuntos foram ligados ao Evangelho de Cristo e à Teoria da Reencarnação, em outros foram abordados temas como: “As últimas orientações da ciência, “O atual momento histórico a nova civilização do terceiro milênio”, “O problema do destino e do imponderável”, “O pensamento social de Cristo” e “A personalidade humana e o problema da hereditariedade”.

Reviva nesta galeria de imagens os locais visitados por Pietro Ubaldi em sua primeira viagem ao Brasil e ouça o que escreveu sobre essa jornada:

Aos meus queridos amigos da Escola Jesus Cristo, de Campos

A imensa tristeza de sentir-me distante de vós me impele a escrever-vos estas linhas e assim posso estar, ao menos por alguns instantes, presente entre vós.

Já havia previsto e vos havia descrito esta cena: aqui estou Gúbio, sozinho, junto a minha mesinha de trabalho, ao lado do leito, em meu quarto frio. Lá fora há neve e tudo é silêncio.

Olho as fotografias tiradas no Brasil, em Campos, em Atafona: olho vossas cartas e dádivas e choro de saudade de todos vós. Quantos testemunhos de afeto me destes! Entre vós, em Campos, encontrei a grande afeição de que tanto tinha necessidade e que falta aqui, onde me encontro.

Embora ainda cansadíssimo, já reiniciei a dura vida de pesado trabalho: pela manhã, a escola; à tarde, a correspondência e. à noite, os livros para escrever. Neste doloroso silêncio cheio de trabalho, pude, porém, novamente ouvir, clara e forte a “Sua Voz”, que no cansaço e no rumor das muitas viagens, entre tanta gente, não me era tão fácil escutar. E “Sua Voz” me repete agora:

Vai, retorna ao Brasil. Esta é a terra da bondade e do amor, a terra do Evangelho, tua nova pátria, o lugar de teu novo trabalho”.

Confortemo-nos, assim, em nossa saudade. Abraçar-nos-emos novamente.

Amo-vos imensamente e já não posso viver aqui sozinho, longe de vós, sem vossa presença. Seja nosso pranto de tristeza confortado pela certeza de que nos abraçaremos de novo. Somente esta certeza é que me dá ainda força para viver, lutar e sofrer.

Com minha imensa gratidão por tudo que por mim fizestes, abraço-vos a todos com afeto.

Vosso(a) Ubaldi Pietro

Gúbio (Itália), 20 de janeiro de 1952

 (In.: “Grandes Mensagens”. Pág. 201-202)

26
Jan
1951